Campinas na Câmara

A cidade de Campinas é prestigiada na Câmara pelo deputado Roberto Alves

A cidade de Campinas comemorou, nesta última terça-feira (14), seus 241 anos de fundação. O deputado Roberto Alves usou a tribuna da Câmara dos Deputados para prestigiar toda a região e, na ocasião, ressaltou o Projeto de Lei de sua autoria que cria a Universidade Federal da região Metropolitana de Campinas. Leia o discurso na íntegra:

“É com grande satisfação venho a esta tribuna registrar o aniversário de um frondoso município brasileiro que Deus me deu a honra de servir como legislador municipal e agora como deputado federal. Trata-se da cidade de Campinas, um dos maiores municípios brasileiros, orgulho de São Paulo e do Brasil.

Campinas, figura como um dos mais importantes centros de produção de conhecimento do país, sede da Unicamp e de diversas indústrias de tecnologia de ponta. Fundada em 14 de julho de 1774, entre o final do século 19 e o começo do século 20, teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional.

Dessa origem singela surgiu uma das maiores potências do Estado do São Paulo, referência da indústria, agricultura e economia paulistas e símbolo do desenvolvimento do interior de nosso País.

Estamos falando da décima cidade mais rica do Brasil, hoje, responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro.

Berço da música erudita, terra de Carlos Gomes, tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, fundada em 1974, é considerada uma das principais do país.

Aproveito, Senhor Presidente, para dizer a população que como presente para toda a região apresentei o Projeto de Lei que cria a Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas, grande reivindicação da cidade e de todos os municípios da região. Cumprimento o prefeito Jonas Donizette e a toda população por 241 anos de uma trajetória extraordinária.

Como campinense de coração que sou, admirador de sua valorosa e hospitaleira população, quero nesta oportunidade, homenagear a todos pela passagem de mais esta data festiva.

Que Deus abençoe o Brasil !”.

Outras Notícias

Comentários