Biografia

Benedito Roberto Alves Ferreira é pastor evangélico, gestor público e imortal da Academia de Letras do Brasil/ Região Metropolitana de Campinas. Nasceu em 27 de maio de 1960, na cidade paulista de Taubaté. Foi metalúrgico durante 15 anos, trabalhando como soldador de manutenção. Casado e pai de dois filhos, suas atividades sociais, religiosas e cristãs levaram-lhe à vida pública, dando início a uma carreira política promissora no estado de São Paulo.

Em 2002, Roberto Alves foi eleito deputado estadual com 73 mil votos, sendo o 51º parlamentar mais bem votado. Ao fim do mandato, em 2006, concorreu a uma vaga na Câmara Federal, recebendo mais de 77 mil votos, e conquistou a segunda suplência. Três anos mais tarde, ele assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, dando início a um grande trabalho parlamentar pautado na defesa das crianças e adolescentes.

Enquanto suplente, Roberto Alves foi autor do projeto de lei que criou a “Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida”, que tornou-se lei sancionada pela Presidência da República com o número 12.393/2011. Também foram sancionadas outras duas propostas do então deputado federal Roberto Alves: a que torna a cidade de Holambra a ‘Capital Nacional das Flores’ (Lei nº 12.428/2011) e a que reconhece Taubaté como a ‘Capital Nacional da Literatura Infantil’ (Lei nº 5.255/2009).

Em 2012, Roberto Alves foi eleito vereador de Campinas/SP com 5,9 mil votos. Em 2014, foi eleito deputado federal com 131 mil votos, sendo o quinto candidato mais bem votado na região metropolitana de Campinas.

Neste mandato, Roberto Alves retomou na Câmara dos Deputados a luta em defesa das crianças e adolescentes, sobretudo no combate ao abuso e à exploração sexual. Ele idealizou e criou a ‘Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, instituída em 28 de maio de 2015 na Câmara dos Deputados, com a adesão de mais de 200 deputados federais.

A frente parlamentar segue em atividade e, por meio dela, o deputado federal Roberto Alves realiza seminários e audiência públicas em Brasília e mobilizações nas cidades do interior do estado de São Paulo, com o objetivo de discutir com a sociedade meios para proteger as crianças e adolescentes dos crimes de abuso e de exploração sexual.

Também por meio da frente parlamentar, Roberto Alves criou o gibi ‘Robertinho e Sua Turma’, desenvolvido para ajudar as crianças a entenderem sobre o que é o abuso sexual e de que maneira elas devem agir para se proteger. Mais de 10 mil exemplares foram distribuídos no estado de São Paulo. O projeto está na segunda edição, desta vez abordando os perigos do abuso sexual infantil na internet.

Em 2018, Roberto Alves foi reeleito deputado federal com 82 mil votos. O trabalho em defesa das crianças e adolescentes prossegue neste mandato, assim como prossegue a atuação parlamentar em defesa dos valores morais e cristãos da família e do desenvolvimento social e econômico do Brasil.

 

Formação

Gestão Pública pelo Centro Universitário de Campinas (2015)

 

Condecorações

Título de Imortal (cadeira nº 42) ALB/RMC – Membro Vitalício da Academia de Letras do Brasil Região Metropolitana de Campinas;

Cruz de Reconhecimento Social e Cultural – Acadêmico de Comendador;

Troféu Formiga de Ouro, Academia de Letras de Artur Nogueira;

Medalha de Missionário da Paz pela Federação Brasileira dos Acadêmicos, das Ciências, Letras e Artes (FEBLACA);

Medalha Presidente Getúlio Vargas, Conselho Federal Parlamentar;

Honra ao Mérito, Câmara Municipal de Pindamonhangaba;

Medalha ‘Mérito Lítero-Cultural Poeta Castro Alves’;

Títulos de Cidadão Honorário nas cidades paulistas de Jundiaí, Américo de Campos, Cosmópolis, Guariba, Sertãozinho e Itápolis.

 

Experiência Política

2002 – 2006: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Deputado Estadual

2009 – 2011: Câmara dos Deputados
Deputado Federal suplente pelo estado de São Paulo

2012 – 2014: Câmara Municipal de Campinas
Vereador

2014 – 2019: Câmara dos Deputados
Deputado Federal pelo estado de São Paulo

 

Histórico de Atividades Parlamentares

  • Presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
  • Autor do Gibi ‘Robertinho e Sua Turma’, desenvolvido para ensinar e alertar as crianças sobre os perigos do abuso sexual infantil;
  • Membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados;
  • Membro titular da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados;
  • Membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o desastre do rompimento da barragem em Brumadinho (MG);
  • Membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD);
  • Membro titular da CPI da Violência Contra Jovens Negros e Pobres;
  • Membro titular da Comissão Especial da Crise Hídrica no Brasil;
  • Membro titular da Comissão Especial das Telecomunicações;

 

Missões Oficiais

  • Visita dos membros da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados à Austrália, com o objetivo de analisar o legado dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000;
  • Visita dos membros da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados à Nova Zelândia, com o objetivo de colher informações sobre o plano e o sistema nacional de esporte;
  • Visita à cidade de Seul, Coréia do Sul, para discussão de políticas públicas de estímulo à geração de energia limpa;
  • Visita às cidades de Marrakesh, Marrocos, e Dubrovnik, Croácia, para discussão sobre políticas internacionais da pesca do atum;
  • Visita à cidade de Bogotá, Colômbia, representando o Brasil na 3ª Cúpula Transatlântica de Debates;
  • Visita à Lima, Peru, representando a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados nos Jogos Parapanamericanos de 2019.