O Deputado Federal Roberto Alves (Republicanos-SP) faz o seguinte pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados:

Senhor Presidente, nobres deputados e deputadas, senhoras e senhores que nos assistem e nos ouvem pela TV e Rádio Câmara.

Eu gostaria de expressar o meu orgulho do time paraolímpico brasileiro, que foi à capital peruana participar dos Jogos Parapanamericanos de 2019, realizando uma campanha excepcional, histórica, na qual liderou o quadro geral de medalhas, com 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze, deixando grandes potências do esporte paralímpico, como Estados Unidos e México, em segundo e terceiro lugar.

Esta campanha bem sucedida do Brasil se fez em 2019, repetindo a saga vitoriosa de 2007, 2011 e 2015 , quando o nosso país também liderou no quadro geral nos Pan’s do Rio de Janeiro, Guadalajara e Toronto. O Brasil, de fato, é a maior potência do esporte paraolímpico das Américas, graças ao esforço, à coragem e à determinação dos nossos paratletas.

Entre os dias 19 e 21 de agosto, eu estive em Lima, juntamente com os colegas deputados republicanos Júlio César e Vavá Martins, representando a Câmara dos Deputados neste importante evento, que simboliza, principalmente, um marco da inclusão social. E de perto eu pude acompanhar o trabalho dos atletas brasileiros, que mostraram concentração, empenho e muita garra em cada competição. Isso me encheu de orgulho.

Os nossos paratletas mostraram ao Brasil que a fé e a coragem são os combustíveis da superação. E que para superarmos os desafios que a vida nos impõe, precisamos, acima de tudo, acreditar em nós.

Senhoras e senhores, o rendimento da delegação do Brasil é fruto da gestão profícua do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, que vem realizando um trabalho de excelência, valorizando os atletas em todas as modalidades, garantindo-lhes estrutura de treinamento, sem esquecer as categorias de base, revelando novos talentos para o esporte.

O trabalho desenvolvido pelo presidente Mizael conta com o apoio deste Governo, que injeta recursos para garantir a infraestrutura para as atividades de treinamento de excelência. E sobretudo, conta com o apoio desta Casa, através da Comissão do Esporte, que viabiliza a liberação de recursos para o fomento do esporte paraolímpico em todo o país.

No mês de maio, este parlamentar que vos fala, juntamente com os nobres colegas deputados Júlio César e Raimundo Costa, enquanto membros da Comissão do Esporte, estivemos em São Paulo, capital paulista, visitando o Centro Paralímpico Brasileiro. Trata-se de um grande centro de formação e treinamento de paratletas de diversas modalidades, que possui uma estrutura ampla e moderna.

O CPB está funcionando desde 2016, em São Paulo, e recebeu cerca de R$ 150 milhões do Governo Federal por meio do Plano Brasil Medalhas, para abrigar instalações de treinamento, competições e intercâmbio de atletas e seleções em 15 modalidades paralímpicas. Nessa visita, nós constatamos a eficiência do CPB e a importância do Brasil de continuar investindo no esporte paraolímpico, que hoje colhe frutos, sendo um orgulho para todos nós, brasileiros.

Encerro, senhor Presidente, parabenizando a todos os paratletas que participaram do Parapan 2019 e que voltaram para casa com a sensação de dever cumprido. Mais uma vez, deram a todos nós exemplos de esperança, fé e superação.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado. Deus nos abençoe.