Projeto de Lei

Deputado Roberto Alves apresenta projeto de lei conferindo a Atibaia o título de Capital Nacional do Morango

O deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), apresentou à Câmara dos Deputados projeto de lei 895/2015, que confere o título de Capital Nacional do Morango a cidade paulista de Atibaia.

Atibaia é a maior produtora de morangos do Estado de São Paulo. Com 100 hectares de terra destinados ao cultivo da fruta, há na cidade cerca de cinco milhões de pés de morango para colheita entre junho e dezembro. Foi a primeira cidade do Brasil a receber a certificação PIMo (Produção Integrada de Morangos) da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, selo que tornou a cidade ainda mais representativa na agricultura nacional.

A Festa de Morango e Flores de Atibaia é um dos maiores eventos do gênero no Brasil, chegando em 2015 a sua 35º edição. Anualmente cerca de 120 mil pessoas visitam a festa, que conta com exposição de flores, morangos, artesanatos, comidas típicas e danças folclóricas e artísticas de países como Croácia, Chile, Alemanha, Itália, Lituânia, Bolívia, Portugal, Estados Unidos, Japão, Rússia e Brasil.

“Por meio da concessão do título de Capital Nacional do Morango a Atibaia, município pioneiro na adoção de técnicas de produção sustentável do morango, espera-se alcançar uma maior divulgação desse alimento e aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e consolidando a atividade. Atibaia merece esta atenção por parte do governo federal”, afirmou Roberto Alves.

Aprovado o projeto na Câmara, a proposta seguirá ao Senado Federal. Com o título a cidade passa a ter prioridade no acesso a recursos federais na área de infraestrutura para o turismo, difusão e promoção cultural.

“Um dos grandes objetivos de nosso mandato é contribuir no encaminhamento de propostas que visem incentivar as vocações de cada município como forma de melhorar significativamente a qualidade de vida de seus habitantes. O turismo é uma grande fonte de recursos ainda pouco explorada pela maioria dos municípios brasileiros”, finalizou Roberto Alves.

Roberto Alves é autor das leis que concederam os títulos de Capital Nacional da Literatura Infantil para Taubaté e Capital Nacional das Flores para Holambra.

Outras Notícias

Comentários