Aprovado

Deputado Roberto Alves é autor de projeto sobre autismo aprovado em Campinas

Um Projeto de Lei que institui o “Programa de Vigilância e Rastreamento do Autismo” nas unidades de saúde e nas escolas públicas de educação infantil foi aprovado pela Câmara Municipal de Campinas, nesta segunda-feira (3). O PL, número 106/14, é de autoria do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), quando era vereador da cidade.

O objetivo do PL é unificar ações nas áreas da saúde e educação, no sentido de qualificar profissionais para que identifiquem sinais relacionados ao autismo em crianças com idade entre seis meses e 3 anos.

Para isso, será feito um cadastro com todos os casos diagnosticados positivamente, medida que vai permitir que a Prefeitura Municipal de Campinas ofereça tratamentos com o objetivo de melhorar o desenvolvimento pessoal e também a qualidade de vida das pessoas.

“O autismo é identificado nos primeiros anos de vida da criança e acaba afetando diretamente o desenvolvimento dela até a vida adulta. Porém, quando detectado de maneira precoce, a criança recebe acompanhamento especial, possibilitando um tratamento adequado e buscando a inclusão escolar e também o convívio na sociedade”, explicou Roberto Alves.

O mês de abril marca o período dedicado à conscientização social sobre o Autismo. Denominado como “Abril Azul”, a cor foi escolhida como forma de identificar que o transtorno ocorre principalmente em meninos. Em Campinas e em todo o Brasil são realizados fóruns e eventos para reduzir o preconceito, a desinformação e proporcionar maior inclusão para estas pessoas.

Outras Notícias

Comentários