Diálogo é Essencial

Roberto Alves aposta no diálogo entre pais e filhos no combate ao abuso sexual

Durante um discurso no plenário da Câmara, nesta quinta-feira (9), o presidente da Frente Parlamentar contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), falou sobre a importância do diálogo entre pais e filhos como principal meio de prevenção contra o abuso sexual.

Segundo o parlamentar, pesquisas apontam que em cerca de 90% dos crimes de abuso sexual, o algoz é alguém que a criança já conhece ou confia. E o pior: em um quarto dos casos, foi comprovada violência sexual.

“Como presidente da Frente Parlamentar, tenho ouvido muitas queixas. Sei que existe um abismo que distancia pais e filhos, impedindo-os de terem uma conversa franca e aberta. Mas o diálogo é o melhor meio de prevenção. É orientando nossos filhos que vamos preveni-los contra a violência que pode acontecer dentro de casa, na escola ou na rua”, afirmou.

FRENTE PARLAMENTAR

No discurso, o deputado Roberto Alves destacou o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar nos últimos dois anos. Entre as iniciativas, está a criação de um gibi intitulado “Robertinho e Sua Turma”, que orienta as crianças a se manterem vigilantes contra a violência sexual.

“Geralmente, são os coleguinhas os primeiros a perceberem as mudanças no comportamento da criança. Nesse caso, é importante que eles contem aos pais da criança ou aos professores o que vem observando. Na luta contra o abuso sexual, até as crianças são importantes”, afirmou.

Além de promover seminários, a Frente Parlamentar contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes atua de forma itinerante, percorrendo as cidades do interior de São Paulo, levando informação e serviços comunitários à população. O objetivo é orientar pais e mães, além das crianças, sobre o que é abuso e exploração sexual e como se prevenir desses crimes.

FUNDAÇÃO REPUBLICANA BRASILEIRA

O deputado Roberto Alves fez uma homenagem à Fundação Republicana Brasileira (FRB), que completou este mês 10 anos de existência.

A FRB é uma instituição sem fins lucrativos, criada e mantida pelo PRB, que vem desenvolvendo projetos de inclusão social e digital, incentivo à leitura, além de cursos para a formação de novas lideranças políticas, como também lideranças femininas, e ações pautadas na sustentabilidade ambiental.

Nesses 10 anos, a FRB já percorreu 24 estados e o Distrito Federal, realizando palestras, seminários e cursos, atendendo a mais de 15 mil pessoas.  “Eu tenho certeza que o trabalho desenvolvido pela FRB vai gerar bons frutos para a política brasileira nas futuras gerações. Um Brasil igualitário, socialmente justo e democrático se faz com pessoas preparadas e capacitadas para os desafios do milênio”, destacou Roberto Alves.

Outras Notícias

Comentários