Destaque Geral

Roberto Alves participa do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças com Autismo

Na última sexta-feira (7), o deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) esteve na Câmara Municipal de Campinas para participar do encerramento da Semana do Autismo e lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Crianças com Autismo. O evento contou com a presença de autoridades federais e municipais e também de pessoas ligadas ao trabalho com autistas.

Durante a semana foram realizadas palestras e discussões com pediatras, psicólogos e advogados, para desmistificar o autismo, abordar seus direitos e entender melhor o comportamento do autista.

“Quem já teve a oportunidade de conviver com um autista sabe o quanto essa pessoa é especial. Eles têm um jeito próprio de demonstrar o que sentem, por isso é muito importante saber compreender o seu comportamento. Além disso, precisamos ampliar discussões como esta com o objetivo de proporcionar maior inclusão de pessoas autistas em nosso convívio”, destacou o parlamentar.

Na oportunidade o deputado também agradeceu aos vereadores presentes pela aprovação do projeto de sua autoria, que institui na cidade o Programa de Vigilância e Rastreamento do Autismo. Esse PL foi apresentado durante seu mandato como vereador do município.

Também participaram do evento os deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP), Paulo Freire (PR-SP), Ana Perugini (PP-SP), a deputada estadual Célia Leão (PSDB), o prefeito de Holambra Fernando Fiori, o superintendente da Unicamp Dr. João Miranda, o vice-presidente da Sobrapar Cássio do Amaral, a diretora da escola Ágape Ana Consuelo, o delegado da Polícia Federal Paulo Fíbrio, os vereadores Fernando Mendes (PRB), Jorge da Farmácia, Carmo Luiz, Professor Alberto entre outros convidados.

O mês de abril, denominado “Abril Azul”, tem como objetivo toda população sobre o autismo. A cor foi escolhida como forma de identificar que o problema atinge em grande maioria os meninos. Atualmente são 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo.

Projeto

O PL 106/14, de autoria do deputado Roberto Alves, institui o “Programa de Vigilância e Rastreamento do Autismo” nas unidades de saúde e nas escolas públicas de educação infantil. Esta iniciativa tem como objetivo promover ações integradas nas áreas da saúde e da educação, para que estes profissionais identifiquem sinais relacionados ao autismo em crianças com idades entre seis meses e 3 anos, oferecendo tratamentos adequados para melhorar o desenvolvimento destas pessoas e o convívio em sociedade.

Outras Notícias

Comentários