Projeto de Lei

Santa Isabel agora é a “Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos”

Na tarde da última quarta-feira (9), foi aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados de Brasília o Projeto de Lei Nº 1171/2015, de autoria do deputado federal Roberto Alves (PRB/SP), que confere ao município de Santa Isabel (SP) o título de Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos.

Para o parlamentar, a importância do quadrinhista Maurício de Sousa para a história dos quadrinhos no Brasil é incontestável. Hoje entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam à cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD’s, livros tridimensionais e até livros em braile.

Em 2007, Mônica foi homenageada “Embaixadora do UNICEF”. Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebeu esse título. Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi homenageado “Escritor para Crianças da UNICEF”. Em 2008 o Ministério do Turismo nomeou Mônica “Embaixadora do Turismo Brasileiro”.

“Maurício de Sousa e toda a sua obra representam patrimônio cultural genuinamente brasileiro. Poder conferir esta homenagem ao ‘pai das histórias em quadrinhos’ às vésperas de seus 80 anos e, ao município de Santa Isabel, local onde nasceu, me deixa muito honrado”, diz o deputado Roberto Alves.

Também são de autoria do parlamentar as Leis que elevam a Cidade de Holambra a “Capital Nacional das Flores” e a que reconheceu Taubaté como “Capital Nacional da Literatura Infantil”.

Outras Notícias

Comentários