A Câmara dos Deputados irá promover, no próximo dia 27 de março, a reunião de relançamento da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento será realizado no Auditório Freitas Nobre, localizado no subsolo do Anexo IV, às 14h, com entrada gratuita ao público.
Também será realizado na ocasião o lançamento oficial da segunda edição do gibi Robertinho e Sua Turma.
Presidida pelo deputado federal Roberto Alves (PRB-SP), a Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída na Câmara no dia 27 de maio de 2015, com o objetivo de promover o debate com o Poder Público e com a Sociedade Civil sobre a violência sexual que atinge milhares de jovens em todo o Brasil.
O diálogo entre os diversos segmentos sociais permite que a Frente Parlamentar encaminhe ao Poder Legislativo propostas que visem fortalecer a proteção física e psicológica de crianças e adolescentes, assim como as instituições que atuam na defesa e proteção dos direitos da infância.
Números que Assustam
Dados recentes do Disque 100 apontam que nos seis primeiros meses de 2018, foram registradas 9.297 denúncias de violações sexuais contra crianças e adolescentes. Duas a cada hora. Já um levantamento feito pelo Ministério da Saúde revela que dos 184.524 casos notificados de violência sexual entre 2011 e 2017, 51,2% das vítimas eram crianças com idade entre 1 e 5 anos. Dos crimes registrados, 69,2% ocorreram na casa das vítimas e outros 4,3% ocorreram dentro da escola.
Gibi para Ler e Aprender
O gibi Robertinho e Sua Turma é um projeto de cunho pedagógico idealizado pelo deputado federal Roberto Alves, desenvolvido para interagir com o público infantil, levando informações cruciais sobre os perigos do abuso sexual.
Robertinho é o personagem principal da história em quadrinhos, cujo enredo envolve uma trama envolvendo um caso de abuso sexual e com um desfecho que leva o leitor ao aprendizado sobre o tema.
A segunda edição do gibi aborda o abuso sexual infantojuvenil na internet, um crime que vem fazendo milhares de vítimas em todo o Brasil, principalmente pré-adolescentes usuários de redes sociais. A Operação Luz da Infância, realizada pelo Ministério da Justiça, envolvendo todo o sistema de segurança pública, já prendeu mais de 420 pessoas envolvidas com pornografia infantil e abuso sexual pela internet.
Comentários