Na abertura dos trabalhos legislativos de 2019, o deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) chamou a atenção para a importância de reforçar o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, sendo parte da estratégia de reforçar a segurança pública em todo o país, conforme foi dito na mensagem do Presidente da República.
Alves destaca que o Governo Federal precisa reforçar e modernizar a estrutura das instituições federais, estaduais e municipais que atuam na defesa e proteção da criança e do adolescente, como conselhos tutelares e delegacias especializadas. Também, disse ele, é necessário investir na capacitação e qualificação dos profissionais de saúde e de segurança pública, para que atendam melhor as vítimas de violência sexual infantojuvenil.
Para Roberto Alves, o combate à violência sexual infantojuvenil tem que fazer parte da estratégia de reforço da segurança pública
“O Governo Federal precisa tratar com absoluta seriedade a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso melhorar a qualidade do atendimento às vítimas, assim como é importante modernizar a infraestrutura de investigação dos crimes”, analisou o parlamentar.
Números do Disque 100
Dados do Disque 100 apurados entre os meses de janeiro e junho de 2018, registram 6.350 denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Outras 1.380 denúncias envolveram exploração sexual infantojuvenil e 1.332 denúncias envolveram pornografia infantil.
Com base nos números do Disque 100, durante o primeiro semestre de 2018, uma criança ou adolescente foi vítima de abuso sexual a cada hora, no Brasil. “Este crime precisa ser combatido com mais firmeza pelo poder público”, disse o Deputado Roberto Alves.
Comentarios