top of page

BIOGRAFIA

Roberto Alves 1.jpg
LOGO RA2023 - versão branco 2.png

´´ Só conhece a dor do próximo, quem por ela já passou.´´
Roberto  Alves

Benedito Roberto Alves Ferreira nasceu em 27 de maio de 1960, na cidade paulista de Taubaté. Casado e pai de dois filhos, suas atividades sociais, religiosas e cristãs levaram-no à vida pública, dando início a uma carreira política promissora no estado de São Paulo. Foi metalúrgico durante 15 anos. É pastor evangélico e gestor público.

 

Em 2002, Roberto Alves foi eleito deputado estadual com 73 mil votos, sendo o 51º parlamentar mais bem votado. Ao fim do mandato, em 2006, concorreu a uma vaga na Câmara Federal, recebendo mais de 77 mil votos, e conquistou a segunda suplência. Três anos mais tarde, ele assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, dando início a um grande trabalho parlamentar pautado na defesa das crianças e adolescentes.

 

Enquanto suplente, Roberto Alves foi autor do projeto de lei que criou a “Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida”, que resultou na lei sancionada pela Presidência da República com o número 12.393/2011. Também foram sancionadas outras três propostas do então deputado federal Roberto Alves: a que torna a cidade de Holambra a "Capital Nacional das Flores" (Lei nº 12.428/2011), a que reconhece Taubaté como a "Capital Nacional da Literatura Infantil" (Lei nº 5.255/2009) e que intitula o município de Atibaia como "Capital Nacional do Morango" (Lei nº 14.383/2022). 

 

Em 2012, Roberto Alves foi eleito vereador de Campinas (SP), com 5,9 mil votos. Em 2014, foi eleito deputado federal com 131 mil votos, sendo o quinto candidato mais bem votado na região metropolitana de Campinas.

 

Neste mandato, Roberto Alves retomou na Câmara dos Deputados a luta em defesa das crianças e adolescentes, sobretudo no combate ao abuso e à exploração sexual. Ele idealizou e criou a ‘Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, instituída em 28 de maio de 2015 na Câmara dos Deputados, com a adesão de mais de 200 deputados federais.

 

A frente parlamentar segue em atividade e, por meio dela, o deputado federal Roberto Alves realiza seminários e audiências públicas em Brasília e mobilizações nas cidades do estado de São Paulo, com o objetivo de discutir com a sociedade meios para proteger as crianças e adolescentes dos crimes de abuso e de exploração sexual.

 

Também por meio da frente parlamentar, Roberto Alves criou o gibi ‘Robertinho e Sua Turma’, desenvolvido para ajudar as crianças a entenderem sobre o que é o abuso sexual e de que maneira elas devem agir para se proteger. Mais de 10 mil exemplares foram distribuídos no estado de São Paulo. Em breve será lançada a terceira edição, desta vez abordando os perigos do abuso sexual infantil na internet.

 

Ainda em 2015, Roberto Alves apresentou o Projeto de Lei nº 1083, que cria a Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas. No ano seguinte, apresentou o Projeto de Lei nº 4742/16, que regula a doação de alimentos por empresas públicas ou sociedades de economia mista a entidades filantrópricas ou de caridade.

 

Em 2018, Roberto Alves foi reeleito deputado federal com 82 mil votos. No ano seguinte, apresentou o Projeto de Lei 4313/19, que trata sobre a responsabilização civil das pessoas que por ação, ou omissão, causarem danos à criança ou adolescente. Em 2019, como Presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizou uma audiência pública na Câmara dos Deputados com a presença da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a fim de aperfeiçoar o Disque 100.

Durante meu mandato, recebemos muitas reclamações sobre o Disque 100, um serviço crucial para a proteção dos direitos humanos no Brasil, especialmente para crianças e adolescentes. O Disque 100 enfrentava sérios problemas, como tempos de atendimento superiores a 50 minutos e mais de 40% das denúncias sem resposta, resultando em uma queda de 24% nas denúncias registradas de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2017 e 2018.

Assumindo a presidência da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, atuei na reestruturação do Disque 100. Realizei requerimentos para obter dados e organizei reuniões com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ministério elaborou um plano abrangente de ações, que incluiu a centralização das operações em Brasília, investimentos em tecnologia avançada, melhoria na capacitação dos atendentes e aprimoramentos nos protocolos de atendimento.

Depois de reestruturado, o Disque 100 foi relançado pela Frente Parlamentar. Hoje, é um serviço de referência, garantindo respostas adequadas e tempestivas a todas as denúncias. O Disque 100 salva vidas, e cada vida salva é uma satisfação imensa do trabalho que realizamos em defesa do povo.

 

Em junho de 2021, protocolou o Projeto de Lei nº 2079, que trata sobre a divulgação de informações de crianças e adolescentes desaparecidas na internet. O trabalho em defesa das crianças e adolescentes prossegue neste mandato, assim como prossegue a atuação parlamentar em defesa dos valores morais e cristãos da família e do desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Nas eleições de 2022, concorrendo a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo, obtive mais de 92 mil votos, ficando na segunda suplência. Atualmente, estou como primeiro suplente do Partido Republicanos para a vaga no Congresso Nacional pelo estado de São Paulo.

Em 2023, recebi a missão do nosso Presidente Nacional, Deputado Federal Marcos Pereira, para liderar o trabalho como presidente municipal do diretório de Campinas, o primeiro diretório municipal do Partido Republicanos no Brasil.

 

Formação

Pós-graduado em Análise e Marketing Político pela Faculdade Republicana (2021)

Graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Campinas (2015)

 

Condecorações

Cruz de Reconhecimento Social e Cultural – Acadêmico de Comendador;

Troféu Formiga de Ouro, Academia de Letras de Artur Nogueira;

Medalha de Missionário da Paz pela Federação Brasileira dos Acadêmicos, das Ciências, Letras e Artes (FEBLACA);

Medalha Presidente Getúlio Vargas, Conselho Federal Parlamentar;

Honra ao Mérito, Câmara Municipal de Pindamonhangaba;

Medalha ‘Mérito Lítero-Cultural Poeta Castro Alves’;

Títulos de Cidadão Honorário nas cidades paulistas de Jundiaí, Américo de Campos, Cosmópolis, Guariba, Sertãozinho e Itápolis.

Medalha do Centenário do 7º Grupamento de Bombeiros - Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, ano 2021

 

Experiência Política

2002 – 2006: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)

Deputado Estadual

2009 – 2011: Câmara dos Deputados

Deputado Federal suplente pelo estado de São Paulo

2012 – 2014: Câmara Municipal de Campinas

Vereador

2014 – 2018: Câmara dos Deputados

Deputado Federal eleito pelo estado de São Paulo

2019: Câmara dos Deputados

Deputado Federal pelo estado de São Paulo

 

Missões Oficiais

Visita dos membros da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados à Austrália, com o objetivo de analisar o legado dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000;

Visita dos membros da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados à Nova Zelândia, com o objetivo de colher informações sobre o plano e o sistema nacional de esporte;

Visita à cidade de Seul, Coréia do Sul, para discussão de políticas públicas de estímulo à geração de energia limpa;

Visita às cidades de Marrakesh, Marrocos, e Dubrovnik, Croácia, para discussão sobre políticas internacionais da pesca do atum;

Visita à cidade de Bogotá, Colômbia, representando o Brasil na 3ª Cúpula Transatlântica de Debates;

Visita à Lima, Peru, representando a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados nos Jogos Parapanamericanos de 2019;

Visita à Munique, Alemanha, representando a Câmara dos Deputados no ISPO Munich, evento mundial do segmento esportivo.

 

Atuação Parlamentar 

Presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;

Membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados;

Membro titular da Comissão dos Direito da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados;

Membro titular da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados;

Membro titular da Comissão Especial do PL 1153/2019 - Lei Pelé; 

Suplente na Comissão de Seguridade Social e Família; 

Suplente na Comissão de Direitos da Pessoa Idosa.

Texto: Ascom Deputado Federal Roberto Alves

Foto: Douglas Gomes

bottom of page