top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberto Alves

Audiência discute caminhos para proteger crianças e adolescentes contra assédio e abuso nos Esportes

Importante Audiência Pública aconteceu nesta quinta-feira (19), quando o Deputado Roberto Alves recebeu um seleto grupo de convidados, cada um com expertise em sua área de atuação, a fim de discutir a proteção de crianças e adolescentes contra o assédio e abuso sexual nos esportes.



Participaram da Audiência as seguintes autoridades convidadas:

Rodrigo Acioli, representante do Conselho Federal de Psicologia, Luísa Carvalho Rodrigues, Procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho, Elisabete Laurindo de Souza, 2ª Secretária do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Alexandre Montrimas, ex-goleiro, Luciana Neder, Presidente da Federação de Jiu-jitsu do Rio de Janeiro, Márcia de Andrade Ângelo Bueno, presidente do grupo Ginástica Artística Paranaense.


Todos conhecem, com base nas Leis, que são obrigações as garantias, às nossas crianças e adolescentes, assistência educacional, médica, odontológica, assim como alimentação, transporte e convivência familiar.


Junte-se a isso o trabalho dos psicólogos junto às crianças e adolescentes que podem sofrer ou já sofreram algum tipo de violação de seu corpo e abuso psicológico.

É do domínio público que um grande número de meninos e de meninas têm o sonho de se tornar jogador ou jogadora de futebol ou, então, ser um grande esportista, representando o Brasil.


Também é do nosso conhecimento que a maioria desses jovens vive em situação de vulnerabilidade social, dando ensejo a aproveitadores e aliciadores que usam desse sonho para abusar e assediar jovens atletas. Muitas vezes por vergonha, ou até mesmo medo de retaliações, esses jovens se calam, atitude que pode causar traumas irreversíveis na vida desses atletas.


Casos de assédio e abuso não acontecem somente no futebol. Todos os esportes estão sujeitos a esse tipo de ação, como no vôlei, no atletismo e na natação, por exemplo.

Os abusadores são espertos e convencem também a família da vítima que vão protege-la.


Temos relatos de casos que foram mostrados, à exaustão, em nossas emissoras de televisão, e em nossos jornais, sobre abusos contra atletas renomados da natação e da ginástica.

O abuso sexual é um problema global, como sabemos, não limitado por classe social, sexo, raça ou cultura. No esporte os abusos acontecem contra meninas e meninos, isso é triste e muito sério.


A discussão desse problema é da maior relevância, pois nos leva a engrandecer o esporte brasileiro e a proteger nossas crianças e adolescentes do assédio e abuso sexual no esporte feito por predadores que, precisam ser identificados e punidos.




Texto: Odair Leitão Alonso | Jornalista MTB 11130 | ASCOM Dep. Fed. Roberto Alves (Republicanos | SP) Foto: Douglas Gomes | Liderança do Republicanos





2.594 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page