top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberto Alves

Atibaia a Capital Nacional do Morango. Conquista do Deputado Roberto Alves

Atualizado: 4 de jul. de 2022

O Presidente Jair Messias Bolsonaro sancionou a Lei 14.383 de 27 de junho de 2022 nos seguintes termos: faço saber que o Congresso Nacional decretou e eu sanciono a seguinte Lei – Art 1º - Fica conferido ao município de Atibaia, estado de São Paulo, o título de Capital Nacional do Morango. Art, 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação Brasília, 27 de junho de 2022



O Senado já havia aprovado o Projeto de Lei 77/2017 do Deputado Federal Roberto Alves que intitula o município de Atibaia como Capital Nacional do Morango, uma grande conquista para o povo atibaiano. Agora, com a sanção presidencial, já confirmada, poderemos enfim comemorar essa vitória para nossa cidade, região e todo o estado de São Paulo.


Produção de Qualidade


Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia é uma das maiores produtoras de morango do país e a maior do Estado de São Paulo, contando com clima e solo propícios para o cultivo da fruta. Na cidade são produzidas as variedades Camino Real, Camarosa e San Andreas.


Também é importante destacar que além de liderar o mercado, o morango de Atibaia tem selo de qualidade. Vários produtores já receberam o Selo Brasil Certificado para utilizar um selo garantindo a qualidade dos produtos: Agricultura de Qualidade, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atesta a qualidade da produção.


Para que este selo fosse conquistado houve a necessidade de reduzir a utilização de agrotóxicos, diminuir a agressão ao meio ambiente, garantir mais segurança ao trabalhador rural e produzir uma fruta mais segura para consumo. O selo tem validade por três anos, mas sempre é renovado, por fiscais que vêm às propriedades analisar se todos os requisitos estão sendo cumpridos.


De acordo com o projeto, com a concessão do título de “Capital Nacional do Morango”, Atibaia poderá alcançar uma maior divulgação desse alimento e aumento da sua produção, atraindo investimentos que impulsionarão a geração de empregos no setor e a consequente consolidação da atividade. Vale ressaltar que o município promove todos os anos a Festa de Flores e Morangos de Atibaia.


Texto: Odair Leitão Alonso | Jornalista MTB 11130 | ASCOM Dep. Fed. Roberto Alves (Republicanos | SP)

Foto: Douglas Gomes | Liderança do Republicanos e Imagens: Pixabay


1.917 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page