top of page
Buscar
  • Foto do escritorRoberto Alves

Maio Laranja: prevenção e combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Atualizado: 10 de ago. de 2021

Entramos no Maio Laranja, o mês voltado para o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Agora, mais do que nunca, por causa do isolamento social e do contato mais direto dos jovens com a internet, precisamos falar sobre isso e alertar aos responsáveis os perigos que podem acontecer, assim como a forma de lidar e denunciar.

“Com o isolamento social, uma das preocupações é que muitas crianças e adolescentes possam estar sofrendo violência dentro de casa. O apoio de amigos, familiares e vizinhos pode ser fundamental para protegê-las de eventuais abusos”, reforça o deputado, Presidente da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Pensando nisso, o mês de Maio contará com lives e audiências públicas online com o objetivo de sensibilizar, informar e convocar todos os cidadãos a agirem em defesa dos direitos dos nossos jovens.

Sinais de Abuso

As vítimas mudam radicalmente de comportamento. Tornam-se caladas e distantes, é como se perdessem o brilho; o rendimento escolar cai, se afastam dos colegas e professores e vivem amedrontadas. Quando analisados dados a respeito de depressão e suicídio entre menores, abusos e violências estão sempre presentes em suas vidas, por isso a importância de observar mudanças precocemente.


Canais de Denúncias

Ativar a rede de proteção é imprescindível. Qualquer pessoa que testemunhar ou suspeitar que alguma criança ou adolescente esteja sendo vítima de abuso, violência ou negligência, pode denunciar, de forma identificada ou anônima, através dos canais abaixo:

  1. – Polícia Civil – 190

  2. – Polícia Militar

  3. – Conselho Tutelar mais próximo de sua casa

  4. – Escolas

  5. – Delegacia da proteção da criança e do adolescente

  6. – Secretaria de Assistência Social

  7. – Disque 100

  8. – Delegacias

  9. – Acionar o Ministério Público

Portanto, se você desconfiar de algum caso, não silencie. Converse com a criança, interaja, não julgue. E se você tiver certeza, não se cale, denuncie. Sua denúncia pode salvar uma vida!


9 visualizações0 comentário
bottom of page